pastel de
Vouzela

A História do Pastel de Vouzela.

Produto de Vouzela, fabricado por Casa Castanheira, Fernando Cardoso e Vouzelpastéis.

O Pastel de Vouzela é o doce mais emblemático do concelho, nascido no séc XIX na vila.

Após o encerramento dos Conventos, o segredo da sua produção terá sido trazido para a sociedade civil por duas ex freiras que se recolheram à sua casa de família em Vouzela e que terão ensinado a uma jovem da terra, à data sem família e a quem terão recolhido. Posteriormente casada e com inúmera descendência (14 filhos), esta senhora socorreu-se dos ensinamentos das freiras para empreender um pequeno negócio de produção e comercialização do Pastel de Vouzela. Mantida a receita em segredo durante muitos anos, não resistiu tal segredo à expansão do negócio e à entrada de empregados para o seu fabrico

No entanto, embora produzido com fins comerciais, as doceiras contemporâneas garantem utilizar o mesmo método artesanal que lhes foi ensinado pelas suas avós. Em roteiros desta região são usuais menções como «os pastéis de massa tão fina como cabelos de anjos… que gostaríamos todos os anos de poder provar».

A receita continua secreta. São fabricados atualmente por quatro famílias da vila de Vouzela segundo um método completamente artesanal, a partir de uma fina massa folhada, tendida e seca numa tela especial, onde reside o segredo.

São seguidamente recheados com ovos moles. Deste processo resulta um pastel com várias camadas de massa fina e estaladiça a envolver o recheio.